Devoção de Santo António

Pão dos Pobres

13 de Fevereiro de 2011

Depois de ultrapassadas algumas dificuldades, na substituição da fechadura, pois não sabiam da chave, esta foi-nos entregue como presente dos Reis Magos, precisamente no dia da sua comemoração a 6 de Janeiro de 2011 e finalmente, passados dois anos, abrimos portas à solidariedade e caridade fraterna para com os mendigos, abandonados, sem abrigo… no Quiosque de São Francisco.

Foi celebrada, Cerimónia de Bênção e Inauguração do Quiosque de São Francisco, depois da Eucaristia Dominical das 18.30h em 30 de Janeiro de 2011, em que estiveram presentes, o Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, e distribuiu-se pela primeira vez, 1 pão e 1 sopa aos pobres a 1 de Fevereiro.

Quiosque



Um  “Bem Hajam” à Câmara, na pessoa do Sr. Presidente, Macário Correia e seu Corpo Administrativo, por nos apoiarem nesta nobre iniciativa e encargo, não nosso, mas de Deus, porque a obra é d’Ele e nós somos hoje as Suas mãos a dar pão a quem precisa. Um sinal de que esta obra é d’Ele e nos ultrapassa, são todos os sinais que nos foi dando: o quiosque não seria só para angariação de fundos (necessários, é certo), mas também de apoio aos mendigos (os leprosos de Francisco de Assis, na idade média), cumprir não só o mandamento “Dar de comer a quem tem fome”, mas também dar algum conforto espiritual aos rejeitados e marginalizados da nossa sociedade.

Sem pedirmos apoios, simplesmente acolhendo e rezando esta vontade no nosso coração, apareceu-nos, pelo Natal do Senhor, um benfeitor interessado em ajudar a nossa causa, pois dizia que “Natal, não deve ser um só dia por ano”.

Já mais algumas pessoas, que frequentam a nossa Igreja, também se juntaram a nos apoiar e já pensamos voar mais alto… em lugar de 1 dia, passar a 2 por semana, se conseguirmos verba suficiente para dar a continuidade a  este projecto!

Damos Graças ao Senhor, por Ele nos escolher, a nós pobres e pecadores, para esta nobre acção, que é encargo do nosso Baptismo e Regra de Vida Evangélica dos Franciscanos, seguidores daquele que soube viver, tão verazmente, este ideal, tal qual outro Cristo.

Que Deus nos permita levar a bom termo esta “Obra”, que é inteiramente Sua.

Maria Paula Canário (Ministra da O.F.S. de Faro)

 

Santos Franciscanos